Por que usar a tecnologia na escola?
Fátima Soriano
Novos paradigmas causam estranhamento a sociedade e há sempre aqueles que resistem. Com o avanço da tecnologia, a necessidade de se reciclar é cada vez maior e aquele que não acompanhar esse progresso ficará para trás.
Segundo Edla Ramos,"precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não compreende a tecnologia não vai poder apenar sobre o que fazer com ela". O acesso à Internet está cada vez mais expandindo, tanto nos lares, nas empresas, como também, nas escolas. Mas se faz necessário, ações e políticas públicas, para ampliar ainda mais esse recurso.
Piero Mussio ressalta a necessidade de fazer crescer a consciência do significado cultural do instrumento tecnológico. O mundo virtual está mudando a nossa forma de aprender e ensinar. É necessário levar para os nossos alunos essa oportunidade de inseri-los nesse processo. Devemos deixar o medo e o achismo de lado e abraçar essa causa, dando oportunidade ao corpo discente de adquirir novos horizontes e oferecendo também, aos professores, a oportunidade de inovar suas práticas educacionais.
Segundo Hugo Assman, "não basta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtora, é preciso educar para provar indignação à frente aceitação conformista da relação tecnológica X exclusão. É preciso formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária e para isso é preciso ser permanentemente reconstruída".
De fato, a tecnologia ultrapassa os muros de uma sala de aula, atravessando fronteiras, dando oportunidade aos nossos alunos de ampliar o saber e provocar mudanças e o senso crítico, abrindo assim, as portas para um futuro promissor.
Portanto, é preciso que o sistema educacional amplie ainda mais, projetos tecnológicos, oferecendo aos docentes e discentes, educação digital, para promover motivação, inovando, recriando assim, as práticas educacionais e evitando professores desmotivados e a evasão escolar.