Fátima Soriano
Em 1843, saudoso da pátria distante, Gonçalves Dias cantou a beleza de seu país, no seu poema Canção do Exílio. Hoje, em pleno século XXI, o patriotismo de outrora parece ter minguado com o tempo. As palmeiras do nosso Brasil continuam belas como antes, o sabiá continua sua linda melodia, mas o homem não é mais o mesmo, parece alheio para tais belezas porque está sempre buscando as conquistas materiais e a fama.
Tornou-se, em sua maioria, um cego, transformando-se em uma máquina, na ânsia de alcançar o poder, parece alheio aos problemas sociais do nosso país. Onde ficaram seus valores?
É inadmissível que em um país como o nosso, rico em recursos naturais, crianças morram de fome, velhinhos sobrevivam das migalhas de sua aposentadoria -se é que têm aposentadoria- muitos, desprezados pela sociedade e até mesmo pela família. É possível sobreviver com um salário mínimo? Com certeza, passando privações.
Onde estão os Direitos Humanos? Dizem que todo homem tem direito à saúde, à moradia e a educação, mas isso se encontra apenas em uma folha de papel que batizaram com o nome de Lei.
Que país é esse? Onde as drogas pairam em cada canto, batendo à porta de nossos lares, comprometendo os nossos jovens; onde o tráfico domina cidades; a corrupção cada vez mais escandaliza; crianças e mulheres sendo violentadas. A violência, a impunidade e o desemprego pairam em nosso país. Então, reflito e me pergunto: De quem é a culpa? Dos governantes? Do povo brasileiro? De cada um de nós?
A corrida em busca do poder se torna ainda maior no ano de eleição. Então, surgem promessas que poucos são cumpridas, uma enxurrada de dinheiro é desperdiçada para compras de votos e mais uma vez, uma política social vai ficando de lado. As crianças continuam nas ruas cheirando cola e outras, sendo exploradas em trabalhos que as escravizam, ao invés de estarem na sala de aula.
Que país é esse? Onde os sequestros, os assaltos, já viraram uma constante... Não basta ter praias bonitas ou um belo cartão postal para os turistas. É preciso uma política pública para tentar acabar com tanta violência.
Infelizmente, somos obrigados a admitir que esse é o perfil do nosso Brasil. O que fazer para mudar esse quadro? Com certeza não é essa a Nação que queremos deixar para nossos netos e bisnetos. É preciso mudar essa realidade, antes que seja tarde. Depende de cada um de nós. Não podemos cruzar nossos braços e nem calar a nossa voz. O Brasil é de cada um de nós e dos nossos herdeiros. O Brasil está pedindo Socorrooooo!
Somos Barbara Xilainy e Cristiane Paranhos, alunas de Pedagogia-UFAL tivemos acesso ao seu blog através da nossa aula de TIC, e queremos parabenizá-la pelo belo trabalho realizado em seu blog, destacamos o texto: Que país é este? Por retratar tão bem a realidade do nosso país e nos levar a refletir sobre o mesmo e o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária no país.
ResponderExcluirObrigada pela força e pelo estímulo. Fico feliz em saber que gostaram do meu blog. Espero que continuem acessando o meu blog e também os meus vídeos no Youtube. Beijos de luz.
ResponderExcluir