SÃO JOÃO
Fátima Soriano
Cansada da luta do dia a dia, parei por um instante no sofá da sala, então, me dei conta que era São João. Os barulhos de fogos da criançada e o cheiro de fumaça das fogueiras me transportou ao meu tempo de criança, no São João animado da casa dos meus pais.
Minha mãe, na beira do fogão, fazendo pamonha, canjica, milho cozido, para receber as visitas dos filhos e dos netos. Meu pai e meus irmãos faziam a fogueira. Que tempo bom! Éramos felizes com a nossa vidinha simples. Papai nunca deixou faltar nossos fogos, meu vestido de chita e as delícias de milho feita por mamãe.
O tempo passou... Meus pais se foram... Nunca mais comi uma pamonha e uma canjica tão gostosa!... Nunca mais achei graça em fogueira!... Eita, tempo bom!... Às vezes, nem imaginamos que momentos, aparentemente tão insignificantes, eternizem em nossa memória, transformando em saudades.Valorize o agora. Faça desse instante, algo bom para recordar amanhã.
Portanto, como é importante valorizar cada instante que vivemos. Não deixe o tempo passar em vão. Não deixe sua vida ser insignificante. Deixe rastros em seu caminho de perseverança, humildade e fé. Para quando não estivermos mais aqui, possamos ser doces lembranças para os nossos ente queridos. Só assim, poderemos ter a certeza de que a nossa passagem nesse mundo não foi em vão.