expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


                                       O PAPEL DO EDUCADOR

                                                                Fátima Soriano


 O Educador trilha caminhos, muitas vezes, espinhosos, mas ao mesmo tempo mágico, pois lida com vidas e sempre por trás de cada educando, há uma história de vida e muitas vezes, dura e sofrida.

 O Educador é peça fundamental na vida do educando. Ele deve, demonstrar confiança, ser um cajado para seus alunos, onde eles possam fazer pouso sentindo firmeza em si mesmo. A bússola que orientará seus alunos a seguir no caminho certo com pés firmes e um olhar confiante em um novo horizonte.

 Segundo Ellen White, "A verdadeira educação visa o ser todo, e todo o período da existência possível ao homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais". Jamais desintegra ou divide esse ser humano. Nunca diminui ninguém e respeita as limitações  de cada um. Deve formar cidadãos de bem e prepará-los para enfrentar os desafios do mundo lá fora, fazendo deles, seres pensantes e que não tenham receio de alçar voo mais alto.

 A educação sempre foi questão abordada em todas as sociedades durante séculos. Aristóteles, que viveu dois séculos antes de Cristo, já dizia: "A educação é um ornamento na prosperidade é um refúgio na adversidade". Já Platão dizia que: "Educar é dar à alma e ao corpo toda a perfeição de que são suscetíveis. Rousseau afirma que "Educar é a arte de formar homens". Podemos perceber o quanto a preocupação com a educação atravessa séculos.

 Por isso, educar não é simplesmente passar conteúdos de uma determinada disciplina. É um dom, é uma arte que requer paixão pela profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário